Subjetividade e Enunciação

Autores

  • Margareth Schãffer UFRGS

Palavras-chave:

sujeito, subjetividade, enunciação, ambivalência.

Resumo

Este artigo discute algumas concepções acerca do sujeito e da subjetividade, interrogando o lugar que estes ocupam em alguns discursos contemporâneos. As questões suscitadas por esta discussão dizem respeito, em primeiro lugar, à maneira como a situação de enunciação é colocada como uma das alternativas de ultrapassamento dos modelos de subjetividade calcados em processos reflexivos; em segundo lugar, a modos de produção de subjetividade, procurando apresentar outras possibilidades de leitura desta questão. Discutem-se, ainda, alguns processos de subjetivação do sujeito na educação, procurando transcender, principalmente, o discurso "patologizante". Por fim, demarcamos a necessária ambivalência e duplicidade que circunscrevem as possibilidades de se falar em sujeito e em processos de subjetivação na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Schãffer, UFRGS

É professora titular do Departamento de Estudos Básicos e do Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Schãffer, M. (2015). Subjetividade e Enunciação. Educação & Realidade, 24(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55803

Edição

Seção

Perspectivas sobre o Sujeito