O Diálogo como Objeto de Pesquisa na Educação Ambiental

Autores

  • Andréa Quirino de Luca PROCAM/USP/SP
  • Daniel Fonseca de Andrade PROCAM/USP/SP
  • Marcos Sorrentino ESALQ/USP/Piracicaba

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Diálogo. Conflito. Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda o diálogo como objeto de pesquisa na Educação Ambiental, a fim de colaborar com a fundamentação de práticas e pesquisas na área. Observa a necessidade da criação de indicadores de diálogo e de maior aprofundamento empírico com aqueles já sugeridos. Também, o artigo promove uma articulação do conceito de diálogo com o de comunidades interpretativas e de aprendizagem, espaços para se praticar e vivenciar a Educação Ambiental (EA), práticas essas trazidas por algumas Políticas Públicas de EA brasileiras. Finalmente, argumenta que as metodologias participativas, sobretudo as de cunho intervencional, são adequadas para colaborar com um aprofundamento teórico-prático da teoria do diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Quirino de Luca, PROCAM/USP/SP

Bióloga, doutoranda em Ciência Ambiental pelo Programa de Ciência Ambiental (PROCAM) da USP/SP

Pesquisadora da OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP/Piracicaba

Daniel Fonseca de Andrade, PROCAM/USP/SP

Biólogo, doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Ciência Ambiental (PROCAM) da USP/SP.

Pesquisador da OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP Piracicaba.

Marcos Sorrentino, ESALQ/USP/Piracicaba

Professor no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP Piracicaba;

Coordenador da OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP/Piracicaba

Publicado

2012-08-20

Como Citar

de Luca, A. Q., de Andrade, D. F., & Sorrentino, M. (2012). O Diálogo como Objeto de Pesquisa na Educação Ambiental. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17013

Edição

Seção

Artigos