Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul

Autores

  • Naira Lisboa Franzoi UFRGS
  • Alvaro Moreira Hypolito UFPEL
  • Maria Clara Fischer Unisinos
  • Mauro Del Pino UFPEL
  • Simone Valdete dos Santos UFRGS

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Trabalho. Saberes.

Resumo

RESUMO - Escola, Saberes e Trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. O artigo discute a experiência do PROEJA (PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Lisboa Franzoi, UFRGS

Naira Lisboa Franzoi - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora adjunta da Faculdade de Educação (FacEd) e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e  coordenadora do Projeto de Pesquisa do Convênio CAPES/SETEC PROEJA no Rio Grande do Sul “Experiências de educação profissional e tecnológica integrada à educação de jovens e adultos no Estado do Rio Grande do Sul”.

Alvaro Moreira Hypolito, UFPEL

Álvaro Moreira Hypolito é professor da Faculdade de Educação e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), RS.

E-mail: alvaro.hypolito@gmail.com

Maria Clara Fischer, Unisinos

Maria Clara Fischer é professora da Faculdade de Educação e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS.
E-mail: clarafis@cpovo.net

Mauro Del Pino, UFPEL

Mauro Del Pino é professor da Faculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), RS, e diretor da
FAE.
E-mail: mauro.pino@terra.com.br

Simone Valdete dos Santos, UFRGS

Simone Valdete dos Santos é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do polo RS de Especialização Lato Sensu PROEJA – Convênio UFRGS, IF Rio Grande do Sul e IF Farroupilha.
E-mail: simonevaldete@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Franzoi, N. L., Hypolito, A. M., Fischer, M. C., Del Pino, M., & dos Santos, S. V. (2010). Escola, saberes e trabalho: a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11021

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.