Condição infantil e autoridade amorosa em Johann Friedrich Herbart

Authors

  • Cláudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS - Brasil

Keywords:

Pedagogia, Autoridade, Amor, Governo, Autogoverno

Abstract

O presente ensaio investiga o modo como Johann Friedrich Herbart trata do problema do autogoverno pedagógico no âmbito da educação infantil, tomando como referência o primeiro livro, intitulado Governo das Crianças (Regierung der Kinder) de sua obra Pedagogia Geral (Allgemeine Pädagogik), publicada em 1806. Dividindo-se em três partes, investiga, na primeira, a concepção herbartiana de criança, tratando, na segunda parte, do perfil do educador. Conclui, por fim, na terceira parte, com algumas críticas à pedagogia infantil herbartiana. Retém, como resultado importante da investigação, que a postura ativa do sujeito educacional só pode ser alcançada, no âmbito da educação infantil, quando estiver ancorada na pedagogia da autoridade amorosa.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS - Brasil

Cláudio Almir Dalbosco é professor de Filosofia da Educação dos Cursos de Filosofia e Pedagogia e do PPGEDU da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). 

Published

2018-06-19

How to Cite

Dalbosco, C. A. (2018). Condição infantil e autoridade amorosa em Johann Friedrich Herbart. Educação & Realidade [Education & Reality], 43(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74872

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.