Filosofia da Corporeidade: transversalizações de um corpo intenso de devir

Autores

  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Corpo. Educação. Educação Física. Saúde.

Resumo

Este ensaio discute as relações entre corpo e saúde no exercício da vida em sociedade e apresenta possibilidades de percepção corporal a partir de um paradigma que privilegia emoções, sensibilidades e afetações. O paradigma racionalista da modernidade agora é tensionado por uma ciência contemporânea, que considera a experiência sensível, não mais fragmentando corpo e mente, e sim considerando-os lugar de educação, de construção de pensamento e de conhecimento. O culto ao corpo e o cuidado com este são abordagens que provocam estados diferentes em si quando tratamos de educação e saúde; por isso, o privilégio hierárquico e verticalizado, antes da modernidade e agora, invertido, na contemporaneidade, precisa ser repensado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS – Brasil

Professora adjunta da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Infância(s) e Educação Infantil. É integrante da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEDU) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. É psicóloga, mestre e doutora em Serviço Social.

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS – Brasil

Professor de Educação Física das secretarias de educação dos estados do Piauí, Maranhão e da Faculdade do Médio Parnaíba. Licenciado em Educação Física pela UFPI, Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ, Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFPI e Doutorando em Educação pelo PPGEDU da Escola de Humanidades da PUCRS.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Santos, A. M. dos, & Costa, F. S. da. (2017). Filosofia da Corporeidade: transversalizações de um corpo intenso de devir. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/63733

Edição

Seção

Artigos