Imagens da Prisão Feminina: ilustrações presentes no jornal Só Isso!

Autores

  • Daiane de Oliveira Tavares Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Imagens. Privação de Liberdade. Mulheres. Escrita.

Resumo

Tendo como fonte/ objeto de pesquisa o jornal – Só Isso! – produzido por apenadas na Penitenciária Talavera Bruce, situada no Rio de Janeiro, o objetivo deste trabalho é investir na análise de algumas de suas imagens, refletindo acerca da importância destas, na medida em que trazem maior sentido à escrita do impresso e se tornam um meio de interlocução entre os leitores e autores. A partir dessa interpretação, é possível pensar os sentidos da escrita e ilustrações oriundas da prisão a fim de ampliar a compreensão de discursos e práticas de privados de liberdade, dando visibilidade às suas vozes e às suas tentativas de constituição de um elo com um mundo entregrades, para além dos muros da prisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane de Oliveira Tavares, Universidade Federal Fluminense

Auxiliar de pesquisa do Observatório Jovem do Rio de Janeiro – Universidade Federal Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UERJ. Especialista em Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade. País: Brasil – Rio de Janeiro/ RJ.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

de Oliveira Tavares, D. (2013). Imagens da Prisão Feminina: ilustrações presentes no jornal Só Isso!. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30708

Edição

Seção

Educação em Prisões