A Escritura como Cicatriz

Authors

  • Simone Moschen Rickes UFRGS

Keywords:

escrita, autor, alteridade, denegação.

Abstract

O presente trabalho se propõe a pensar o movimento de inscrição de um lugar de leitura para o texto, que o sujeito, em sua função autor, empreende, como uma operação denegatória da alteridade que o constitui e que lhe escapa, não sendo, a função autor, por isso, passível de instrumentação. Para tanto, recorremos aos conceitos de heterogeneidade mostrada e de heterogeneidade constitutiva, tal como propostos por Authier Revuz, tecendo-os aos fios da noção de denegação – verneinung – em Freud. Dessa tessitura emerge a escrita como operação que faz trabalhar a falta que é constitutiva do sujeito. Esse trabalho se vê atravessado por um movimento paradoxal pois, ao procurar apagar a referida falta, não faz outra coisa senão revelá-la. Sua elaboração problematiza a educação instrumentadora de um sujeito que, em uma condição de domínio, usaria a escrita para se expressar. A escrita é proposta, não unicamente como produto, mas, antes de tudo, como produtora de um lugar de sujeito / autor.

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Author Biography

Simone Moschen Rickes, UFRGS

Psicanalista, membro da APPOA e professora da Faculdade de Educação da UFRGS.

Published

2002-06-01

How to Cite

Rickes, S. M. (2002). A Escritura como Cicatriz. Educação & Realidade [Education & Reality], 27(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25938

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