Foucault e a Educação: em defesa do pensamento

Authors

  • José Ternes Universidade Católica de Goiás.

Keywords:

pensamento, sujeito, saber, educação, modernidade, Foucault.

Abstract

Michel Foucault teve como objeto principal de suas investigações a história do pensamento ocidental, ou, como ele mesmo afirma, da verdade. Especialmente em sua arqueologia, vemos a exposição das condições de possibilidade dos saberes da modernidade (séculos XIX e XX). O essencial desse acontecimento fora a retirada da verdade do interior da representação e o seu alojamento na história. Daí em diante o saber mudaria de natureza. Não seria mais imagem das coisas, mas produto da criatividade humana, invenção. Mais do que isso, o próprio homem, o autor, deveria retrair-se, dando espaço para o saber ele mesmo se manifestar, para o retorno da linguagem. Tal leitura da história da modernidade, bem como a singular compreensão foucaultiana de saber leva a uma radical transformação de nossa filosofia da educação. Com Foucault, a principal figura da escola há de ser o livro, isto é, o pensamento vivo. Tudo o mais (professor, aluno, sociedade, administração, etc.) existirá para ele.

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Author Biography

José Ternes, Universidade Católica de Goiás.

Doutor em filosofia e professor na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Goiás.

Published

2004-06-01

How to Cite

Ternes, J. (2004). Foucault e a Educação: em defesa do pensamento. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25423

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