Repensar a Educação: Foucault

Autores

  • Sílvio Gallo UNIMEP, UNICAMP

Palavras-chave:

poder, epistemologia, educação, Foucault, pensamento

Resumo

O presente texto procura abordar a fecundidade da produção foucaultiana para tornar o pensamento de novo possível em Educação. Pretende ser, portanto, um texto de filosofia da educação e, também, uma introdução ao pensamento do filósofo – em suas interfaces com a educação. Com este intento, debate a problemática da Epistemologia e da Pedagogia, a partir do conceito de episteme que Foucault desenvolve em As palavras e as coisas; a analítica foucaultiana do poder e suas implicações nas relações pedagógicas; as relações saber-poder no terreno educacional; e deixa em suspenso, na conclusão, a produção de Foucault em torno da ética do “cuidado de si”, que traria importantes elementos para se (re)pensar a educação.

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Biografia do Autor

Sílvio Gallo, UNIMEP, UNICAMP

Professor da Faculdade de Ciências Humanas da UNIMEP, da Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisador colaborador da USC.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

Gallo, S. (2004). Repensar a Educação: Foucault. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420

Edição

Seção

Artigos

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