A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos
Keywords:
Estudos Culturais, discursos, representações, produção acadêmica, alfabetizações, (an)alfabetismos, artefatos culturais.Abstract
Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente,pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações.
Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2004-12-01
How to Cite
Faviero Trindade, I. M. (2004). A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25396
Issue
Section
Articles