A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos

Authors

  • Iole Maria Faviero Trindade UFRGS

Keywords:

Estudos Culturais, discursos, representações, produção acadêmica, alfabetizações, (an)alfabetismos, artefatos culturais.

Abstract

Tendo por referência o campo dos Estudos Culturais e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, em sua vertente foucaultiana, este trabalho analisa um recorte da produção acadêmica na área da alfabetização, tratando tais produções como artefatos culturais, por serem resultado de um processo de construção social, que produz identidades e subjetividades no contexto de relações de poder. A análise cultural, ao interpretar a cultura como modo de vida global da sociedade, permite localizar a invenção e produtividade de alfabetizações escolares e alfabetismos culturais contextualmente,
pelo exame de discursos que os constituem, como o da produção acadêmica, visibilizando algumas de suas representações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Iole Maria Faviero Trindade, UFRGS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2004-12-01

How to Cite

Faviero Trindade, I. M. (2004). A Invenção de Múlitplas Alfabetizações e (An)Alfabetismos. Educação & Realidade [Education & Reality], 29(2). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25396

Issue

Section

Articles