O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.
Palavras-chave:
Processo de Identização. Docentes de Educação Física. Rede Municipal de Ensino de Porto AlegreResumo
RESUMO – O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.
Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.
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Publicado
2010-04-22
Como Citar
Oliveira e Silva, L., & Neto, V. M. (2010). O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11125
Edição
Seção
Artigos