O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.

Autores

  • Lisandra Oliveira e Silva UFRGS
  • Vicente Molina Neto UFRGS

Palavras-chave:

Processo de Identização. Docentes de Educação Física. Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Resumo

RESUMO – O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.

 

 

Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Oliveira e Silva, UFRGS

Lisandra Oliveira e Silva é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutoranda pelo PPGCMH/ ESEF/UFRGS, integrante do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/ESEF/UFRGS). Apoio CAPES.

E-mail: lisgba@yahoo.com.br.

Vicente Molina Neto, UFRGS

Vicente Molina Neto é docente nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É coordenador do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE/ESEF/UFRGS). Apoio CNPq.

E-mail: vicente.neto@ufrgs.br.

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-22

Como Citar

Oliveira e Silva, L., & Neto, V. M. (2010). O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11125

Edição

Seção

Artigos