O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
Keywords:
Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.Abstract
RESUMO - O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos.
O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.
Downloads
Download data is not yet available.
Additional Files
Published
2010-04-20
How to Cite
Lima Filho, D. L. (2010). O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. Educação & Realidade [Education & Reality], 35(1). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023
Issue
Section
EJA e Educação Profissional