Apontamentos sobre os Estudos Culturais no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Educação, Articulações Interdisciplinares

Resumo

A partir de uma revisão sobre as articulações entre os Estudos Culturais e as teorizações das áreas da Comunicação Social, Antropologia, Ciências Sociais, Teoria Literária e Educação no Brasil, coloca-se em destaque a produtividade acadêmica de conceitos, perspectivas e modos de pesquisa. O estudo envolveu: (a) ampla varredura nos principais periódicos internacionais de Estudos Culturais; (b) pesquisa no Google Acadêmico e em outras plataformas específicas; (c) investigação de filiações institucionais, grupos de pesquisa, currículos Lattes e, eventualmente, entrevistas disponibilizadas online. Finaliza-se este texto apresentando apontamentos político-acadêmicos relativos aos estudos realizados no Brasil em sua articulação com os Estudos Culturais latino-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Maria Lúcia Castagna Wortmann é mestre em Educação e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado sanduíche na Université Paris VI (Pierre et Marie Curie), Paris, França. É professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora adjunta no Programa de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil. Atua no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Culturais da Ciência.

Luís Henrique Sacchi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Luís Henrique Sacchi dos Santos é professor associado no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência com estudos culturais em educação; estudos de corpo; corpo e saúde; cultura somática; ensino de ciências e biologia, educação em saúde (promoção da saúde); ética em pesquisa; medicalização; biossociabilidade; biologia cidadã e biopedagogias.

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS

Daniela Ripoll é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Wortmann, M. L. C., Santos, L. H. S. dos, & Ripoll, D. (2019). Apontamentos sobre os Estudos Culturais no Brasil. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/89212

Edição

Seção

Estudos Culturais