As Armadilhas do Discurso sobre a Avaliação da Educação Superior
Palavras-chave:
Avaliação da Educação Superior, Instrumentos de Avaliação, Avaliação InstitucionalResumo
Os discursos das propostas de avaliação da educação superior tornam-se armadilhas ao não articularem o seu “para quê?”, “para quem?”, “o quê?” e “como?”. No artigo explicita-se como tais armadilhas são construídas, para tanto analisamos uma proposta de planejamento e avaliação de uma instituição pública do Estado de São Paulo. Baseia-se nas ideias de Paulo Freire e em autores que investigaram a proliferação do sistemas de avaliação como controle. Conclui-se que, na construção discursiva das diferentes propostas de avaliação, frequentemente, está presente a ideia de controle, embora usem um discurso emancipatório, elas instauram um instrumento de controle quantitativo que gera um aumento da exclusão, do produtivismo e da competição.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Santana, A. da C. M., Rothen, J. C., & Borges, R. M. (2018). As Armadilhas do Discurso sobre a Avaliação da Educação Superior. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84908
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação
Licença
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