Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização

Autores

  • Andreza Cristina Souza Paula Ferreira Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Viçosa/MG - Brasil
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG - Brasil
  • Joyce Wassem Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG - Brasil

Palavras-chave:

Condições de Trabalho Docente, Avaliação, CAPES, Programas de Pós-Graduação em Educação

Resumo

Este artigo analisa as condições de trabalho docente a partir das relações estabelecidas com as políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial, expressas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020).A pesquisa contou com a participação de docentes de dois PPG em Educação (PPGE) de universidades públicas mineiras e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como resultados verificou-se que apesar dos descontentamentos, contradições e estranhamentos na prática docente em PPGE, a capacidade de resistência é arrefecida e os docentes passam a conceber com naturalidade o modo de trabalho, as condições de produção e de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Cristina Souza Paula Ferreira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Viçosa/MG - Brasil

Andreza Cristina Souza Paula Ferreira é Pedagoga e Mestre em Educação pelo PPGE/ UFV. Professora efetiva de Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Minas Gerais, atuando na Escola Estadual Madre Santa Face - SRE/MG. 

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG - Brasil

Alvanize Valente Fernandes Ferenc é Professora Associada, do Departamento de Educação/UFV; Doutora em Educação/ UFSCar e UP/ Porto, Portugal; Pós-doutora/FaE/UFMG. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: formação de professores; avaliação e trabalho/condições de trabalho docente. 

Joyce Wassem, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG - Brasil

Joyce Wassem é Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutoranda no Departamento de Educação da UFV. Tem experiência na área de Educação com destaque para políticas educacionais da educação básica e superior, avaliação educacional e formação de professores.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Ferreira, A. C. S. P., Ferenc, A. V. F., & Wassem, J. (2018). Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84892

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.