Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização
Palavras-chave:
Condições de Trabalho Docente, Avaliação, CAPES, Programas de Pós-Graduação em EducaçãoResumo
Este artigo analisa as condições de trabalho docente a partir das relações estabelecidas com as políticas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em especial, expressas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020).A pesquisa contou com a participação de docentes de dois PPG em Educação (PPGE) de universidades públicas mineiras e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Como resultados verificou-se que apesar dos descontentamentos, contradições e estranhamentos na prática docente em PPGE, a capacidade de resistência é arrefecida e os docentes passam a conceber com naturalidade o modo de trabalho, as condições de produção e de avaliação.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Ferreira, A. C. S. P., Ferenc, A. V. F., & Wassem, J. (2018). Trabalho Docente e Avaliação da Capes: estranhamento e naturalização. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84892
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação
Licença
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