Conceito Lipmaniano de Experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicos
Palavras-chave:
Educação estética. Experiência. Pragmatismo. Lipman. Mathew.Resumo
Este trabalho se propõe a analisar o conceito de experiência em Matthew Lipman por meio da gênese do processo de criação artística e da experiência estética. Para o autor, é na ambientação natural, material ou real que se dá a resposta mais primitiva aos problemas encontrados pelos homens e é esse contexto que funda a base para as nossas experiências educativas, o que, no seu caso, pode ser exemplificado na sua proposta do Programa de Filosofia para Crianças. O foco de análise do conceito lipmaniano de experiência segue os traços presentes na tradição deweyana, a saber, uma destacável perspectiva estética. Um dos motivos de Lipman ter seguido essa trajetória de análise da experiência humana se dá pelo seu trabalho acadêmico iniciado na disciplina de estética, pela grande influência de Dewey em seu pensamento e de outros renomados esteticistas da sua época.Downloads
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Publicado
2008-04-30
Como Citar
Henning, L. M. (2008). Conceito Lipmaniano de Experiência: perspectiva estética e seus desdobramentos pedagógicos. Educação &Amp; Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8463
Edição
Seção
Artigos