Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de caso
Palavras-chave:
Melhoria Educacional, Trajetórias de Melhoria, Avaliação Educacional, Estudo de Caso, Gestão da EducaçãoResumo
O avanço na pesquisa sobre melhoria educacional tem gerado consenso acerca da necessidade de prestar mais atenção ao contexto no qual se desenvolve, bem como aos múltiplos níveis e participantes envolvidos. Nesta estrutura analítica, foi conduzido um estudo para identificar como as trajetórias de melhoria vivenciadas por escolas podem ajudar a compreender seus pontos fortes e fragilidades. Foram realizados oito estudos de caso em diferentes tipos de escolas chilenas, levando em conta suas características socioeconômicas e de desempenho acadêmico. Inicialmente este estudo avaliou a presença de atributos de melhoria educacional nas escolas. A seguir, foram conduzidas análises em profundidade das quatro escolas que alcançaram os escores mais elevados na avaliação. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um modelo explicativo para descrever as trajetórias de melhoria educacional das escolas analisadas. Este modelo envolve três estágios (trazer ordenamento, alcançar organização, e melhorar o ensino-aprendizagem), sendo que cada um inclui um processo principal.
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