A Cidade como Espaço Educador: por uma prática pedagógica espacial com estudantes de pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Estudo do Meio, Ensino de Geografia, Pedagogia.

Resumo

Neste texto procuramos construir uma reflexão sobre o ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental e a formação dos estudantes de pedagogia. Abordamos esses temas a partir de contextos reais, com discussões sobre as noções de espaço, lugar, paisagem e território e, para tanto, escolhemos espaços de relação direta com os estudantes na cidade, que é seu território. A pesquisa foi realizada em grupos, articulada com o trabalho de campo em que o professor discute e aponta elementos fundamentais do conteúdo temático. Deste reconhecimento da paisagem, cria-se lugares e reflete-se sobre a produção do espaço. A metodologia deste trabalho foi construída tendo por base o estudo do meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Ednei Ferretti, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Orlando Ednei Ferretti é professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua nas áreas de geociências e educação geográfica. Atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo) e no Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA).

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Ferretti, O. E. (2019). A Cidade como Espaço Educador: por uma prática pedagógica espacial com estudantes de pedagogia. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/77717

Edição

Seção

Artigos