Condição infantil e autoridade amorosa em Johann Friedrich Herbart

Autores

  • Cláudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS - Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia, Autoridade, Amor, Governo, Autogoverno

Resumo

O presente ensaio investiga o modo como Johann Friedrich Herbart trata do problema do autogoverno pedagógico no âmbito da educação infantil, tomando como referência o primeiro livro, intitulado Governo das Crianças (Regierung der Kinder) de sua obra Pedagogia Geral (Allgemeine Pädagogik), publicada em 1806. Dividindo-se em três partes, investiga, na primeira, a concepção herbartiana de criança, tratando, na segunda parte, do perfil do educador. Conclui, por fim, na terceira parte, com algumas críticas à pedagogia infantil herbartiana. Retém, como resultado importante da investigação, que a postura ativa do sujeito educacional só pode ser alcançada, no âmbito da educação infantil, quando estiver ancorada na pedagogia da autoridade amorosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS - Brasil

Cláudio Almir Dalbosco é professor de Filosofia da Educação dos Cursos de Filosofia e Pedagogia e do PPGEDU da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). 

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Dalbosco, C. A. (2018). Condição infantil e autoridade amorosa em Johann Friedrich Herbart. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74872

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)