A pedagogia do xamã: risos nas entrelinhas de rituais na escola

Autores

  • John Cowart Dawsey Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

rituais, xamanismo, pedagogia

Resumo

Na escola xamânica sonhada por Peter Melarem, haveria a "percepção mais profunda" dos xamãs do Putumayo, de que ela mesma, essa escola xamânica, pode ser "uma grande mentirosa"? Se os "palhaços de aula" ainda lá estiverem, certamente que sim. Será que o texto subterrâneo de Rituais na Escola de McLaren, esse texto liminar, obtuso, onde, em entrelinhas, o palhaço continua a rir, consegue burlar o texto mais óbvio e luminoso de uma pedagogia do xamã?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Cowart Dawsey, Universidade Metodista de Piracicaba

John Cowart Dawsey, Ph. D. pela Emory University, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP e do Departamento de Antropologia da USP.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Dawsey, J. C. (2017). A pedagogia do xamã: risos nas entrelinhas de rituais na escola. Educação & Realidade, 20(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71715

Edição

Seção

Artigos