Professores Como Agentes de Prevenção do Abuso Sexual Infantil

Autores

  • Rachel Brino UFSCAR
  • Lúcia Williams UFSCAR

Palavras-chave:

Sexualidade infantil – Abuso – Prevenção. Professor – Formação. Educação sexual.

Resumo

O enfoque do artigo foi a prevenção do abuso sexual infantil na área educacional. O objetivo foi realizar e avaliar um programa de intervenção para professores no sentido de capacitá-los a atuar como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Participaram 101 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino, 2.918 crianças, alunos dos professores e 2.732 familiares das crianças. O programa foi elaborado a partir de outras experiências avaliadas e descritas na literatura, e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município. Os professores participaram de 12 encontros semanais ao longo de três meses e desenvolveram atividades práticas com as crianças e os familiares acerca da prevenção do abuso sexual infantil. Os dados da avaliação apontaram um impacto positivo na escola e na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Brino, UFSCAR

Rachel de Faria Brino e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Laboratório de Análise e Prevenção da Violência, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, SP.

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Brino, R., & Williams, L. (2008). Professores Como Agentes de Prevenção do Abuso Sexual Infantil. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7073

Edição

Seção

Artigos