Os Corpos de Elias: a concepção de corpo e educação a partir de três trabalhos de Norbert Elias

Autores

  • Ricardo de Figueiredo Lucena Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Palavras-chave:

Educação. Corpo. Civilização. Indivíduo e Sociedade.

Resumo

As discussões sobre o corpo e a sua interconexão com a educação e a civilização fez transparecer a necessidade de explorar alguns elementos expostos por Elias, em três textos: Civilização dos Pais (2012); Sobre os Seres Humanos e em suas Emoções: um ensaio na perspectiva da sociologia dos processos (2009); e La Soledad de los Moribundos (1989). Daí a pergunta deste estudo: como tratar a relação entre corpo, educação e civilização a partir da perspectiva colocada por Elias? Os três trabalhos apresentam um nexo civilizatório que parte da infância até a velhice, em uma forma contínua e que se complementa. Não se deve tratar o corpo como um fenômeno isolado, mas como corpos que são construídos e complementados durante toda a vida do(s) indivíduo(s) – indivíduos inseridos numa sociedade.

 

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Biografia do Autor

Ricardo de Figueiredo Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB

Ricardo de Figueiredo Lucena é doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado IV do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação/UFPB; líder do grupo de pesquisa sobre Memória do Esporte e da Educação Física no Nordeste do Brasil/CNPq. Autor de O esporte na Cidade (2001); Organizador de Temas contemporâneos em Educação (2009) e Esportes no Nordeste: um mosaico sócio histórico (2011).

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Lucena, R. de F. (2017). Os Corpos de Elias: a concepção de corpo e educação a partir de três trabalhos de Norbert Elias. Educação & Realidade, 42(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64290

Edição

Seção

Norbert Elias e Educação