Habermas e a Transformação Pós-Moderna do Conceito de Formação

Autores

  • Rosa Maria F. Martini

Palavras-chave:

Ação Comunicativa. Ação Educativa. Formação. Aprendizagem Social.

Resumo

A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação
da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas.
A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista,
transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa
se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que
constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos
exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia
com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico
de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas
conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Martini, R. M. F. (2014). Habermas e a Transformação Pós-Moderna do Conceito de Formação. Educação & Realidade, 25(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/48691

Edição

Seção

Artigos