As Concepções de Infância e as Teorias Educacionais Modernas e Contemporâneas

Autores

  • Paulo Ghiraldelli Jr.

Palavras-chave:

Infância. Filosofia da Educação. Pragmatismo. História da Educação. Rorty.

Resumo

O texto trata de diferentes concepções de infância, em Descartes, Nabokov, Hegel, Ariés e outros. Comenta uma posição metafísica e uma posição
historicista. A concepção naturalista de infância, no início, é uma metafísica posição.
Ela tem duas direções, com Rousseu e Nabokov, por exemplo. Em vez disso, Hegel e
Ariés seguram a bandeira dos historicistas, mas eles ainda estão no campo da metafísica.
Podíamos dar mais um passo, com Rorty, unindo naturalismo e historicismo. O texto
coloca as concepções de infância junto com as concepções de filosofia da educação e
teoria educacional. No final, o texto mostra um novo pensamento: o campo pós-moderno
em filosofia da educação e teoria educacional, em que se abandona a noção moderna
de infância.

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Publicado

2014-09-24

Como Citar

Ghiraldelli Jr., P. (2014). As Concepções de Infância e as Teorias Educacionais Modernas e Contemporâneas. Educação & Realidade, 25(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/47411

Edição

Seção

Os Nomes da Infância