As Concepções de Infância e as Teorias Educacionais Modernas e Contemporâneas
Palavras-chave:
Infância. Filosofia da Educação. Pragmatismo. História da Educação. Rorty.Resumo
O texto trata de diferentes concepções de infância, em Descartes, Nabokov, Hegel, Ariés e outros. Comenta uma posição metafísica e uma posição
historicista. A concepção naturalista de infância, no início, é uma metafísica posição.
Ela tem duas direções, com Rousseu e Nabokov, por exemplo. Em vez disso, Hegel e
Ariés seguram a bandeira dos historicistas, mas eles ainda estão no campo da metafísica.
Podíamos dar mais um passo, com Rorty, unindo naturalismo e historicismo. O texto
coloca as concepções de infância junto com as concepções de filosofia da educação e
teoria educacional. No final, o texto mostra um novo pensamento: o campo pós-moderno
em filosofia da educação e teoria educacional, em que se abandona a noção moderna
de infância.