Educação Financeira com Idosos em um Contexto Popular

Autores

  • Caroline Stumpf Buaes Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo/RS – Brasil

Palavras-chave:

Educação Financeira. Envelhecimento. Consumo. Educação de Adultos e Idosos.

Resumo

Este artigo discute o consumo entre idosos de classes populares no contexto brasileiro e a importância de pensarmos intervenções educativas destinadas a esta população. A discussão deriva de uma pesquisa de caráter participante, desenvolvida por meio de uma ação pedagógica realizada com mulheres idosas, fundamentada em princípios da educação popular e da abordagem histórico-cultural. Os resultados sinalizaram que as participantes produziram coletivamente estratégias de controle financeiro e novas construções conceituais dos mecanismos do crédito consignado. Por fim, propõem-se alguns princípios para a criação de práticas de educação para o empoderamento e protagonismo do consumidor idoso.

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Biografia do Autor

Caroline Stumpf Buaes, Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo/RS – Brasil

É psicóloga pela Universidade de Passo Fundo.
Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora da Escola de Psicologia da Faculdade
Meridional. Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao
consumo e endividamento a partir da interface entre Psicologia, Educação
e Envelhecimento.

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Buaes, C. S. (2014). Educação Financeira com Idosos em um Contexto Popular. Educação & Realidade, 40(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46496

Edição

Seção

Educação e Envelhecimento

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