A Didática Hoje: reinventando caminhos

Autores

  • Vera Maria Ferrão Candau Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Educação Professora Titular
  • Adélia Maria Nehme Simão e Koff Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio e Universidade Estácio de Sá/UNESA

Palavras-chave:

Educação Intercultural. Reinvenção da Didática. Trabalho Centrado em Projetos.

Resumo

Trata-se de refletir acerca de caminhos possíveis para reinventar a escola e a Didática, tendo presente estudo de caso realizado em uma escola particular do município do Rio de Janeiro e que, optando por desenvolver seu trabalho centrado em projetos e orientado por uma perspectiva intercultural crítica, promoveu uma ampla reorganização de: tempos e espaços, ofício de aluno/a e de professor/a, conhecimentos, currículos, práticas para aprendizagem e avaliação, ritos, estratégias de gestão, entre outras dimensões que entendemos configuram o formato escolar. São reflexões que, longe de esgotar a temática ou serem prescritivas, têm como objetivo oferecer contribuição para os avanços do conhecimento no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Educação Professora Titular

Tem doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. É Professora Emérita do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordena o Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC), desde 1996. Pesquisadora 1A do CNPq.

Adélia Maria Nehme Simão e Koff, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio e Universidade Estácio de Sá/UNESA

Tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura (GECEC) do Departamento de Educação da PUC-Rio). É coordenadora editorial da Revista Novamerica.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Candau, V. M. F., & Koff, A. M. N. S. e. (2015). A Didática Hoje: reinventando caminhos. Educação & Realidade, 40(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46058

Edição

Seção

Didática na Educação Básica