Avós e Netos na Literatura Infantil: vidas compartilhadas

Autores

  • Célia Regina Delácio Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS - Brasil

Palavras-chave:

Velhos. Memória. Contar Histórias. Sabedoria. Coeducação de Gerações.

Resumo

Este estudo aborda a representação de personagens velhas na literatura infantil do século XXI, com o foco na convivência entre avós e netos que, apesar das diferenças etárias, conseguem construir relações igualitárias. Para tanto,
investiga em que medida as narrativas selecionadas recuperam as vozes, as histórias e os ensinamentos das personagens idosas, observando se as experiências desses sujeitos são valorizadas. Ao resgatar a função social do
idoso nas narrativas infantis, por meio das lembranças e histórias contadas, o texto busca revelar as relações igualitárias entre avós e netos sem desconsiderar as diferenças, o que torna possível a coeducação de gerações
e o aprendizado com a sabedoria descartada pela modernidade.

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Biografia do Autor

Célia Regina Delácio Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS - Brasil

É doutora em Teoria e História Literária
pelo IEL/UNICAMP (2004). Professora da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão
na Graduação e Pós-Graduação em Letras, nas áreas de leitura, literatura e ensino, literatura infantojuvenil e políticas públicas de leitura. Coordenadora
e pesquisadora do Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - CEELLE/UFGD. Também é coordenadora do PROLer – Comitê de Dourados-MS.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Fernandes, C. R. D. (2013). Avós e Netos na Literatura Infantil: vidas compartilhadas. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38163

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças