Concepções de Corpo na Educação da Postura
Palavras-chave:
Educação Postural. Postura Corporal. Educação Somática.Resumo
Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2011-09-12
Como Citar
Vieira, A., & Souza, J. L. de. (2011). Concepções de Corpo na Educação da Postura. Educação &Amp; Realidade, 31(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22975
Edição
Seção
Artigos