Entre o Corpo e a Escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização
Palavras-chave:
Corpo. Escola. Processos de Subjetivação.Resumo
Apresentamos alguns resultados de nosso estudo sobre as relações entre processos educacionais e processos de subjetivação. Nosso objeto de pesquisa é o corpo implicado no contexto escolar, no qual analisamos a ternura enquanto um campo colonizado pela dinâmica do poder. Observamos no processo educacional tanto as marcas de captura quanto as de ruptura diante dos mecanismos de mando advindos do mercado. Identificamos as implicações do corpo nos processos educacionais e propomos o paradigma estético enquanto referencial para um modo de ação educacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-07
Como Citar
Cinto, G. de J. G., Itman Monteiro, S. A., & Dias, R. (2012). Entre o Corpo e a Escola: estudo sobre alguns dispositivos de colonização. Educação &Amp; Realidade, 37(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20383
Edição
Seção
Escola e Práticas Pedagógicas