A Análise Foucaultiana do Discurso como Ferramenta Metodológica de Pesquisa

Autores

  • Mauricio dos Santos Ferreira UFRGS
  • Clarice Salete Traversini UFRGS

Palavras-chave:

Michel Foucault. Discurso. Perfil Profissional. Trabalhador Flexível.

Resumo

Este artigo tem por objetivo operar com a noção dediscurso, a partir de Michel Foucault, como ferramenta metodológica depesquisa. Selecionamos os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornalZero Hora, publicados em 2008 para analisar como o perfil profissionaldesejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se a fim desustentar discursos neoliberais como verdades. O estudo operacionalizouse,inicialmente, fazendo trabalhar a noção de discurso em uma espécie delaboratório para compreender sua potencialidade. Posteriormente, analisamosexcertos do jornal operando com um dos procedimentos internos dodiscurso – o autor –, visto como função que dá nós de coerência aos textos enão como propriedade intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio dos Santos Ferreira, UFRGS

Mestre em Educação pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul e doutorando em Educação na UFRGS, em PortoAlegre, Rio Grande do Sul. Atua como analista técnico da Federação dasIndústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.

Clarice Salete Traversini, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul - UFRGS. É professora do Departamento de Ensino eCurrículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, emPorto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Ferreira, M. dos S., & Traversini, C. S. (2013). A Análise Foucaultiana do Discurso como Ferramenta Metodológica de Pesquisa. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17016

Edição

Seção

Artigos