O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB

Autores

  • José Marcelino de Rezende Pinto Universidade de São Paulo
  • Thiago Alves Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ampliação da Obrigatoriedade do Ensino. FUNDEB. Gasto por Aluno. Acesso ao Ensino.

Resumo

O artigo analisa o impacto financeiro da ampliação da obrigatoriedade do ensino da faixa etária de 6 a 14 para 4 a 17 anos, estabelecido pela Emenda Constitucional 59/2009. A análise foi realizada a partir dos dados da PNAD e dos valores previstos para o FUNDEB. Verificou-se que deverão ser matriculados 3,9 milhões de novos alunos para atingir as metas da Emenda 59 até 2016, tendo por referência a população de 2008, e que a ampliação do atendimento significará uma redução do recurso disponibilizado por aluno praticado pelo FUNDEB, caso não haja o aporte de novos recursos para o fundo, da ordem de R$ 7,9 bilhões. Os dados mostraram que a ampliação é importante, sobretudo porque a parcela da população que ainda não teve acesso ao ensino é composta, em maior proporção, por crianças e jovens afrodescendentes, de famílias pobres, cujos pais tiveram pouco acesso ao ensino formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo

José Marcelino de Rezende Pinto é doutor em Educação e professor da Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras da Universidade de São Paulo – USP, Campus de Ribeirão Preto.

Thiago Alves, Universidade de São Paulo

Thiago Alves é doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Gestor Governamental de Finanças e Controle do Estado de Goiás.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-08-05

Como Citar

Pinto, J. M. de R., & Alves, T. (2011). O Impacto Financeiro da Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Contexto do FUNDEB. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15128

Edição

Seção

Artigos