Programa BPC na Escola e políticas de cuidado de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236141806vs01

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Deficiência, Assistência Social, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O artigo trata da Educação, considerando suas finalidades sociais, seu campo epistêmico específico e suas possibilidades de intervenção sobre a realidade. A pesquisa incidiu sobre o Programa BPC na Escola, que visa acompanhar e monitorar o acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC. As atividades ocorreram no município de Suzano-SP, envolvendo, principalmente, a leitura de 337 questionários. É possível concluir que, apesar de pouco posto em prática, o Programa BPC na Escola permanece sendo uma importante estratégia para a garantia do direito à educação por parte de crianças e adolescentes com deficiência, justamente por sua potência de indução de ações intersetoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Biancha Angelucci

Biancha Angelucci é livre-docente em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil, onde atua, desde 2014, como docente nos cursos de graduação e pós-graduação. É doutora em Psicologia Social e mestra em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Angelucci, B. (2024). Programa BPC na Escola e políticas de cuidado de pessoas com deficiência. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236141806vs01

Edição

Seção

Estudos da Deficiência na Educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.