Orientação Acadêmica como Trabalho Pedagógico no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236136363vs01Palavras-chave:
Orientação Acadêmica, Formação de Professores-Pesquisadores-Profissionais, Gêneros Discursivos, Educação Linguística, Trabalho PedagógicoResumo
Ensaio sobre os processos dialógico-dialéticos de orientação acadêmica como práxis educativa intencional e como objeto científico potencial, sendo os gêneros discursivos acadêmicos axiais na formação de professores-pesquisadores-profissionais. Entretanto, no cenário nacional, a legislação e as políticas não apresentam diretrizes nem formação específica para esse trabalho, além de os discursos de naturalização e individualização dos processos de leitura-escrita no ensino superior reforçarem ideologias mantenedoras do capitalismo acadêmico, contexto no qual professores universitários assumem múltiplas funções em intensas cargas de trabalho. Sublinho a necessidade de um projeto de educação linguística comprometido com a formação omnilateral.
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