Orientação Acadêmica como Trabalho Pedagógico no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236136363vs01

Palavras-chave:

Orientação Acadêmica, Formação de Professores-Pesquisadores-Profissionais, Gêneros Discursivos, Educação Linguística, Trabalho Pedagógico

Resumo

Ensaio sobre os processos dialógico-dialéticos de orientação acadêmica como práxis educativa intencional e como objeto científico potencial, sendo os gêneros discursivos acadêmicos axiais na formação de professores-pesquisadores-profissionais. Entretanto, no cenário nacional, a legislação e as políticas não apresentam diretrizes nem formação específica para esse trabalho, além de os discursos de naturalização e individualização dos processos de leitura-escrita no ensino superior reforçarem ideologias mantenedoras do capitalismo acadêmico, contexto no qual professores universitários assumem múltiplas funções em intensas cargas de trabalho. Sublinho a necessidade de um projeto de educação linguística comprometido com a formação omnilateral.

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Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ – Brasil

Jéssica do Nascimento Rodrigues é doutora em Educação e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), vinculada ao Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). É credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLing) do Instituto de Letras da mesma universidade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA) e coordenadora do Programa de Ensino e Extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA).

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Rodrigues, J. do N. (2025). Orientação Acadêmica como Trabalho Pedagógico no Ensino Superior. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236136363vs01

Edição

Seção

Artigos