A Educação Híbrida como Metodologia e sua Face Mercantilista no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236136240vs01

Palavras-chave:

Educação Híbrida, Metodologização, Regulamentação, Mercantilização

Resumo

O presente texto analisa a recente política de normatização da Educação Híbrida no país, a fim de identificar o conceito estabelecido nos instrumentos legais e as possíveis implicações do híbrido na educação brasileira. Este estudo, de abordagem qualitativa, parte da análise documental dos instrumentos emitidos pelo Ministério da Educação e da base teórica da Educação Híbrida e da educação mediada por tecnologias. Como conclusão, evidencia-se que os documentos encaminham uma proposição do híbrido como “metodologização” da modalidade a distância incorporada à educação presencial, sem a regulamentação específica das políticas de acompanhamento e avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO – Brasil

Daniela da Costa Britto Pereira Lima é pedagoga e Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Coordenadora do Forpred/Anped- CO (2022-atual).

Marina Campos Nori Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano (IF-Goiano), Goiânia/GO – Brasil

Marina Campos Nori Rodrigues é mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021). Membro do projeto de pesquisa Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina, e do Grupo de GEaD/UFG.

Karen Brina Borges de Deus, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO – Brasil

Karen Brina Borges de Deus é mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), bacharel em Administração/UFG. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas GEaD/UFG/CNPq e pesquisadora participante da pesquisa Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina (EaD/UNIREDE).

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Lima, D. da C. B. P., Rodrigues, M. C. N., & de Deus, K. B. B. (2024). A Educação Híbrida como Metodologia e sua Face Mercantilista no Brasil. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236136240vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.