Saberes e Significações Produzidos nas Práticas Educativas do Mova-Belém/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236130834vs01

Palavras-chave:

Saberes, Educação do Cotidiano, Alfabetização, Letramento, MOVA Belém/Pará

Resumo

O presente artigo analisa os saberes e significações produzidos por adultos a partir de vivências em práticas educativas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), em Belém/Pará. Ancoramo-nos nos estudos de Freire (2016; 2019) e Brandão (1984, 2002), no campo da educação; em Araújo (2007), Gadotti (2008), Jardilino e Araújo (2014) e Moll (2011), no campo da educação de jovens e adultos; e em Kleiman (2007) no campo do letramento. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, na perspectiva da história oral. Os resultados apontam que os saberes e significações produzidos a partir de vivências em práticas educativas do MOVA possibilitaram a criação e recriação de saberes necessários à vida cotidiana. O impacto positivo produzido em suas vidas, permitiu-lhes a participação em práticas letradas mais efetivas, como a aquisição de um emprego melhor, leituras de impressos que circulam no dia a dia, leitura mais crítica da realidade, elevação da autoestima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Furtado, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém/PA – Brasil

Jaqueline Gomes Furtado é doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É mestra em Educação (UEPA). É especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos para a Juventude pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA. É pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura, Escrita e Alfabetização na Amazônia (LEIAA/ UFPA).

Socorro Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém/PA – Brasil

Socorro Cardoso é Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP). Mestra em Letras/Linguística (UFPA). Especialista em Língua Portuguesa (UECE). Graduada em Letras (UFPA). Professor Titular e pesquisadora da UEPA, onde atua na Graduação em Letras, na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado do PPGED/CCSE/UEPA na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e na Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (mestrado do PPGELL/CCSE/UEPA, na Linha de Pesquisa em Linguística).

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Furtado, J. G., & Cardoso, S. (2024). Saberes e Significações Produzidos nas Práticas Educativas do Mova-Belém/PA. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236130834vs01

Edição

Seção

Artigos