Saberes e Significações Produzidos nas Práticas Educativas do Mova-Belém/PA
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236130834vs01Palavras-chave:
Saberes, Educação do Cotidiano, Alfabetização, Letramento, MOVA Belém/ParáResumo
O presente artigo analisa os saberes e significações produzidos por adultos a partir de vivências em práticas educativas do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), em Belém/Pará. Ancoramo-nos nos estudos de Freire (2016; 2019) e Brandão (1984, 2002), no campo da educação; em Araújo (2007), Gadotti (2008), Jardilino e Araújo (2014) e Moll (2011), no campo da educação de jovens e adultos; e em Kleiman (2007) no campo do letramento. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, na perspectiva da história oral. Os resultados apontam que os saberes e significações produzidos a partir de vivências em práticas educativas do MOVA possibilitaram a criação e recriação de saberes necessários à vida cotidiana. O impacto positivo produzido em suas vidas, permitiu-lhes a participação em práticas letradas mais efetivas, como a aquisição de um emprego melhor, leituras de impressos que circulam no dia a dia, leitura mais crítica da realidade, elevação da autoestima.
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