Metodologia Histórico-Crítica em Pesquisas Educacionais: 1.asaproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236130601vs01

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Saviani, Metodologia, Políticas Educacionais

Resumo

A pedagogia histórico-crítica (PHC) elaborada por Dermeval Saviani é uma perspectiva educacional importante que considera história, sociedade e poder como fatores determinantes, permitindo análises do campo educativo, em especial, as que emergem das políticas públicas. O objetivo deste artigo é apresentá-la como metodologia para investigações na área educacional. Trata-se de um ensaio analítico, de corte bibliográfico, das obras de Saviani (2021a; 2021c), que fornecem também o aporte teórico-epistemológico da investigação. Em síntese, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) apresenta pressupostos que além da teoria são considerados necessários na consolidação de uma metodologia de pesquisa para análise do campo educacional, permitindo perceber contradições e relações de poder entre grupos nas políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba/SC – Brazil

Marlon Sandro Lesnieski is a PhD student in Education at the University of Western Santa Catarina - UNOESC (PROSUC/CAPES Scholarship, in Modality II). He has a master's degree in Communication Sciences from the University of Vale do Rio dos Sinos (2012), a specialization in Creation and Production in Communication from UNOESC (2009) and a bachelor's degree in Social Communication from UNOESC (2007). He has a degree in History from UNIASSELVI (2022). Currently, he is a professor of Management and Business courses at the National Commercial Learning Service SENAC / SC. UNICAMP (QUALIS A3). 

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba/SC – Brasil

Marcio Giusti Trevisol é doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente, é professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

Gabrielle José da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Joaçaba/SC – Brasil

Gabrielle José da Silva é acadêmica do curso de Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC - Joaçaba) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos e Políticas Educacionais realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Lesnieski, M. S., Trevisol, M. G., & da Silva, G. J. (2024). Metodologia Histórico-Crítica em Pesquisas Educacionais: 1.asaproximações. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236130601vs01

Edição

Seção

Artigos