Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01

Palavras-chave:

Literacia Científica, Reformas Curriculares, Ensino de Ciências, 3.° Ciclo do Ensino Básico, Currículo de Ciências

Resumo

O estudo analisa a reorganização curricular no ensino de ciências do 3.° ciclo do Ensino Básico português, explora como a literacia científica está abarcada no currículo e analisa a evolução nos resultados dos alunos nas avaliações externas PISA e TIMSS. As reformas curriculares culminaram em dois documentos em vigor na área das ciências: Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em ambos, o desenvolvimento da literacia científica é um dos principais objetivos a ser alcançado. No decorrer das mudanças curriculares ampliou-se a ênfase na importância da literacia científica para a formação dos alunos, facto que se reflete no crescimento relevante dos resultados de Portugal nas avaliações externas.

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Biografia do Autor

Marcelo Coppi, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), Évora – Portugal

Marcelo Coppi é Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo, Mestre em Educação – Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bolsista de Investigação de Doutoramento em Ciências da Educação no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Integra o Conselho de Avaliação da Universidade de Évora e leciona em cursos de licenciatura na área das Ciências da Educação.

Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), Évora – Portugal

Isabel Fialho é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. É docente do Departamento de Pedagogia e Educação e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem coordenado estudos de avaliação e participa como perita em programas nacionais do Ministério da Educação: Avaliação Externa das Escolas (desde 2007) e “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (desde 2015).

Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), Évora – Portugal

Marília Cid é doutorada em Ciências da Educação, professora associada do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, e desenvolve atividade docente nos domínios da avaliação educacional, didática das ciências e investigação educacional. É investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, do qual foi diretora entre 2013 e 2019.

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Coppi, M., Fialho, I., & Cid, M. (2024). Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01

Edição

Seção

Artigos