Literacia Científica e a Reorganização Curricular em Ciências em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236129450vs01Palavras-chave:
Literacia Científica, Reformas Curriculares, Ensino de Ciências, 3.° Ciclo do Ensino Básico, Currículo de CiênciasResumo
O estudo analisa a reorganização curricular no ensino de ciências do 3.° ciclo do Ensino Básico português, explora como a literacia científica está abarcada no currículo e analisa a evolução nos resultados dos alunos nas avaliações externas PISA e TIMSS. As reformas curriculares culminaram em dois documentos em vigor na área das ciências: Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em ambos, o desenvolvimento da literacia científica é um dos principais objetivos a ser alcançado. No decorrer das mudanças curriculares ampliou-se a ênfase na importância da literacia científica para a formação dos alunos, facto que se reflete no crescimento relevante dos resultados de Portugal nas avaliações externas.
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