Alianças Vegetais: espécies companheiras de ensino diante do Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236125011vs01

Palavras-chave:

Árvores, Ensino, Espécies Companheiras, Estudos Multiespécies, Arte e Ciência

Resumo

O que as alianças com as árvores podem ativar em experiências de ensino diante do Antropoceno? Partindo dessa pergunta, analisa-se encontros entre biologias e artes nas práticas da disciplina “Arte, ciência e tecnologia”. Mobilizado pelo conceito de “espécies companheiras” de Haraway (2021) e em diálogos com obras de artistas, autores da educação e filosofia, este texto se interessa por pensar no que acontece entre as relações materiais e os regimes de signos envolvidos em exercícios que resultaram em dois livros-objeto criados na disciplina: Floresta de Luz e Floresta². As árvores convocam as pessoas a pensarem o ensino como um laboratório-ateliê de perceber-fazer floresta e a darem atenção às fabulações que brotam pelas frestas, entre biologias e artes.

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Biografia do Autor

Susana Oliveira Dias, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP – Brasil

Susana Oliveira Dias é Pesquisadora PqB do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (Labjor-IEL-Unicamp).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Dias, S. O. (2023). Alianças Vegetais: espécies companheiras de ensino diante do Antropoceno. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236125011vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

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