Alianças Vegetais: espécies companheiras de ensino diante do Antropoceno
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236125011vs01Palavras-chave:
Árvores, Ensino, Espécies Companheiras, Estudos Multiespécies, Arte e CiênciaResumo
O que as alianças com as árvores podem ativar em experiências de ensino diante do Antropoceno? Partindo dessa pergunta, analisa-se encontros entre biologias e artes nas práticas da disciplina “Arte, ciência e tecnologia”. Mobilizado pelo conceito de “espécies companheiras” de Haraway (2021) e em diálogos com obras de artistas, autores da educação e filosofia, este texto se interessa por pensar no que acontece entre as relações materiais e os regimes de signos envolvidos em exercícios que resultaram em dois livros-objeto criados na disciplina: Floresta de Luz e Floresta². As árvores convocam as pessoas a pensarem o ensino como um laboratório-ateliê de perceber-fazer floresta e a darem atenção às fabulações que brotam pelas frestas, entre biologias e artes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.