Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124171vs01

Palavras-chave:

Manifesto, Educação em Ciências, Escrita-Oficina, Habitar, Vida

Resumo

Este texto se faz ao modo de um manifesto, por meio de uma escrita-oficina (Pontin; Godoy, 2017), provocando uma tessitura que instaura a urgência de se pensar e agir na construção de relações outras com a educação em ciências da natureza nos espaços educativos. Mobilizando, assim, ensinagens e aprendizagens que se tecem nas brechas de observações simpáticas, experimentações atentas e processos autoeducativos, com/em meio à/pela vida, que cultivem múltiplos modos de habitar e constituir o mundo. Emerge, desse manifesto, a partir de um fazer escritural-oficineiro, um convite aos/às educadores/as, não menos desassossegador, mas banhado de vitalidade, alegria e boa sorte, de que criem circunstâncias e pensamentos com-vida na educação e nas ciências da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG – Brasil; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Tiago Amaral Sales é licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e pós-doutorando na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações (UNICAMP); UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU); e AMPLIA: amálgama em educação, ciência e arte (UFU).

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG – Brasil

Fernanda Monteiro Rigue é professora dos cursos de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e do Grupo UIVO – matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes).

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS – Brasil

Alice Copetti Dalmaso tem pós-doutorado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem doutorado e mestrado em Educação, além de ser bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e atua como professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Sales, T. A., Rigue, F. M., & Dalmaso, A. C. (2023). Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124171vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia