O Descompasso entre a Gestão da Educação Paulista e os Estudos de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121953vs01

Palavras-chave:

Prática Docente, Paulo Freire, Currículo Paulista

Resumo

Esta pesquisa analisa a concepção de trabalho docente do Sistema de Ensino Básico Paulista, para identificar suas proximidades e distanciamentos com os postulados de Paulo Freire acerca da gestão do ensino. A análise teve como objeto o Currículo Paulista, documento orientador da ação docente. O estudo foi desenvolvido por meio da análise de conteúdo apoiada no software NVivo para a categorização das ideias prevalecentes do documento. O recorte da análise foram as categorias competência, engajamento e defesa da autonomia. Entre as principais constatações, cabe mencionar a postura contraditória da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) ao apresentar um discurso que e aproxima das premissas freirianas e uma ação mecanicista de ensino, que reproduz paradigmas neoliberais.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo/SP – Brasil

Hilda Maria Gonçalves Silva é livre docente em Educação, credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, campus Franca. É docente do departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP/Franca.

Aline Michelle Dib, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Aline Michelle Dib é doutoranda financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Franca. E é especialista em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, campus Piracicaba.

Publicado

2024-01-22

Como Citar

Silva, H. M. G., & Dib, A. M. (2024). O Descompasso entre a Gestão da Educação Paulista e os Estudos de Paulo Freire. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236121953vs01

Edição

Seção

Artigos

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