O Descompasso entre a Gestão da Educação Paulista e os Estudos de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236121953vs01Palavras-chave:
Prática Docente, Paulo Freire, Currículo PaulistaResumo
Esta pesquisa analisa a concepção de trabalho docente do Sistema de Ensino Básico Paulista, para identificar suas proximidades e distanciamentos com os postulados de Paulo Freire acerca da gestão do ensino. A análise teve como objeto o Currículo Paulista, documento orientador da ação docente. O estudo foi desenvolvido por meio da análise de conteúdo apoiada no software NVivo para a categorização das ideias prevalecentes do documento. O recorte da análise foram as categorias competência, engajamento e defesa da autonomia. Entre as principais constatações, cabe mencionar a postura contraditória da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) ao apresentar um discurso que e aproxima das premissas freirianas e uma ação mecanicista de ensino, que reproduz paradigmas neoliberais.
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