A Metáfora Fundamental da Sofística

Autores

Palavras-chave:

Metáfora, Sofística, Educação Contemporânea.

Resumo

Este artigo analisa a metáfora como estratégia discursiva destinada a explicar e a difundir os conceitos que sustentam as doutrinas em geral e as doutrinas educacionais em particular. Examina a metáfora cultivo como metáfora fundamental da educação, bem como a sua suposta origem na Sofística, e propõe substituí-la pela metáfora navegação. Esta substituição permite atribuir novos significados tanto à prática dos sofistas quanto ao ofício de educar no decorrer da história e na atualidade, impondo desafios à formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Tatiane Silva é Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP). Professora colaboradora no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Professora da Rede de Educação Básica do Município de Ribeirão Preto - SP. 

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Marcus Vinicius da Cunha é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (1998). Professor Associado da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto). Coordena o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq).

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Silva, T., & Cunha, M. V. (2022). A Metáfora Fundamental da Sofística. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106799

Edição

Seção

Artigos