Um Entre Muitos: instituições de ensino superior em um ecossistema de pedagogias urbanas
Palavras-chave:
Injustiça Epistêmica, Planejamento Urbano, Pedagogia Crítica, Pluriversidade e Subversidade, Movimentos Sociais.Resumo
Este artigo examina como e por que os educadores das universidades podem e precisam trabalhar como ‘um entre muitos’ para propor pedagogias críticas para a igualdade urbana. A discussão está embasada em duas experiências distintas: as escolas em rede da Habitat International Coalition América Latina (HIC-AL) – uma coalizão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e universidades que trabalham pela defesa de direitos humanos relacionados à moradia – e os processos de coaprendizagem com ativistas pelos direitos à moradia facilitados pelo Indian Institute for Human Settlements (IIHS) – uma instituição educacional nacional comprometida com a transformação igualitária, sustentável e eficiente dos assentamentos na Índia. Ambas as experiências enfatizam a criação de pedagogias críticas que procuram fundamentalmente romper, reformular e reposicionar relações institucionais de saberes e práticas de aprendizagem ao propor capacidades para uma transformação urbana transformadora. A análise demonstra como as injustiças epistêmicas – muitas vezes proliferadas em e por instituições de ensino superior – podem ser neutralizadas e porque promover a justiça epistêmica exige o reposicionamento das universidades como uma contra muitas em um ecossistema mais amplo de pedagogias urbanas, em diálogo aberto e produtivo com novas formas institucionais, definidas por Boaventura de Sousa Santos como a ‘pluriversidade’ e a ‘subversidade’.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-17
Como Citar
Anand, G., Lall, R., Wesely, J., & Allen, A. (2022). Um Entre Muitos: instituições de ensino superior em um ecossistema de pedagogias urbanas. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/118080
Edição
Seção
Experiências de Ensino Superior Alternativo