Um Entre Muitos: instituições de ensino superior em um ecossistema de pedagogias urbanas

Autores

Palavras-chave:

Injustiça Epistêmica, Planejamento Urbano, Pedagogia Crítica, Pluriversidade e Subversidade, Movimentos Sociais.

Resumo

Este artigo examina como e por que os educadores das universidades podem e precisam trabalhar como ‘um entre muitos’ para propor pedagogias críticas para a igualdade urbana. A discussão está embasada em duas experiências distintas: as escolas em rede da Habitat International Coalition América Latina (HIC-AL) – uma coalizão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e universidades que trabalham pela defesa de direitos humanos relacionados à moradia – e os processos de coaprendizagem com ativistas pelos direitos à moradia facilitados pelo Indian Institute for Human Settlements (IIHS) – uma instituição educacional nacional comprometida com a transformação igualitária, sustentável e eficiente dos assentamentos na Índia. Ambas as experiências enfatizam a criação de pedagogias críticas que procuram fundamentalmente romper, reformular e reposicionar relações institucionais de saberes e práticas de aprendizagem ao propor capacidades para uma transformação urbana transformadora. A análise demonstra como as injustiças epistêmicas – muitas vezes proliferadas em e por instituições de ensino superior – podem ser neutralizadas e porque promover a justiça epistêmica exige o reposicionamento das universidades como uma contra muitas em um ecossistema mais amplo de pedagogias urbanas, em diálogo aberto e produtivo com novas formas institucionais, definidas por Boaventura de Sousa Santos como a ‘pluriversidade’ e a ‘subversidade’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geetika Anand, Indian Institute for Human Settlements, Bangalore

Geetika Anand é doutoranda na Universidade da Cidade do Cabo, com foco em biografias de prática de desenvolvimento urbano. Trabalha junto ao Indian Institute for Human Settlements desde 2010. Atualmente é pesquisadora no Programa Knowledge in Action for Urban Equality (KNOW).

Ruchika Lall, University College London, Londres

Ruchika Lall é Consultora (Acadêmica e de Pesquisa) no Indian Institute for Human Settlements. Trabalha como pesquisadora no Programa KNOW sobre questões de desigualdade urbana e sua relação com a educação urbana.

Julia Wesely, University College London, Londres

Julia Wesely é Pós-doutoranda no Programa KNOW na Bartlett Development Planning Unit (DPU), University College London (UCL). Sua pesquisa atual procura compreender e apoiar as pedagogias críticas para a abordagem da injustiça epistêmica e da desigualdade urbana em cidades latino-americanas, africanas e asiáticas.

Adriana Allen, University College London, Londres

Adriana Allen é Professora de Planejamento do Desenvolvimento e Sustentabilidade Urbana na (DPU), UCL e Presidente da Habitat International Coalition (HIC). Adotando uma perspectiva feminista de ecologia política, seu trabalho explora as interfaces entre práticas cotidianas de fazer a cidade e intervenções planejadas e sua capacidade de gerar espaços, lugares e relações sociais transformadores.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Anand, G., Lall, R., Wesely, J., & Allen, A. (2022). Um Entre Muitos: instituições de ensino superior em um ecossistema de pedagogias urbanas. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/118080

Edição

Seção

Experiências de Ensino Superior Alternativo

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.