Neo-Fascismo, Capitalismo e Educadores Marxistas

Autores

Palavras-chave:

Educação Marxista Revolucionária, Educação Contra-Hegemônica, Professores Marxistas, Educação e Classe Social.

Resumo

Meu foco neste artigo está na educação marxista revolucionária, distinguindo-a, em particular, das versões centrista e de esquerda da socialdemocracia/revisionismo. Nesse sentido, apresento o que considero serem cinco aspectos-chave da crítica dos marxistas sobre a política educacional e apresento propostas, e busco cumprir, relacionadas a: (i) Currículo e Avaliação, (ii) Pedagogia, (iii) A Cultura Organizacional dentro da Escola / Instituição, (iv) Organização do Sistema de Ensino e dos Alunos, ou seja, escolaridade integral ou seletiva, e (v) Propriedade e Controle de Escolas, Faculdades e Universidades. A conclusão expõe o que há de especificamente marxista nas propostas apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dave Hill, Anglia Ruskin University, Chelmsford

Dave Hill é um acadêmico e ativista marxista, editor-chefe da Journal for Critical Education Policy Studies (www.jceps.com) e editor da série Routledge Studies in Education, Neoliberalism and Marxism. Ele é Professor Emérito/Visitante/Pesquisador/Doutor Honorário em universidades na Inglaterra, Grécia, Chile e China. Lutou cinco eleições gerais na Europa e no Reino Unido para o Partido Trabalhista e depois para a Coalizão Socialista e Sindical, foi líder de um grupo de conselheiros trabalhistas e delegado sindical/representante sindical eleito por uma década.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Hill, D. (2022). Neo-Fascismo, Capitalismo e Educadores Marxistas. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117660

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital