Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infância

Autores

  • Ana Stela Couto Lemos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil
  • Lavínia Lopes Salomão Magiolino Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8716-4208
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Psicologia da Criança, Desenvolvimento

Resumo

Partindo das considerações teórico-metodológicas dos estudos pedológicos de Vigotski, objetivamos discutir a situação social de desenvolvimento no processo de constituição da personalidade, marcada pela idade crítica. Tomando o caso de uma criança de três anos considerada agressiva, procedemos à apresentação e transcrição detalhadas dos dados, enfocando os meandros das relações sociais travadas no contexto educativo. As análises exploram a relação entre desenvolvimento e personalidade, via significação, evidenciando como a experiência vivida pela criança em um período crítico é sentida e significada num dado contexto (excludente, coibitivo), afetando sua personalidade – o que permite redimensionar a ideia do meio como promotor de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Stela Couto Lemos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Ana Stela Couto Lemos é Prof. Ms. da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), integrando o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL).

Lavínia Lopes Salomão Magiolino, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Lavínia Lopes Salomão Magiolino é Prof. Dra. da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), integrando o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Crítica Social (GEPECS).

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP – Brasil

Daniele Nunes Henrique Silva é Prof. Dra. da Universidade de Brasília (UNB) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) e do Núcleo de pesquisa dialética exclusão/inclusão social (NEXIN/PUC-SP).

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Lemos, A. S. C., Magiolino, L. L. S., & Silva, D. N. H. (2022). Desenvolvimento e Personalidade: o papel do meio na primeira infância. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116926

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais