Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis

Autores

  • Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Maria Margarida Machado Universidade Federal de Goiás
  • Jacqueline Maria Barbosa Vitorette Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado.

Resumo

RESUMO:

Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. O presente artigo busca retomar o desenvolvimento lógico e histórico da Educação Integrada, a partir de reflexões teórico-práticas desenvolvidas na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A reflexão pauta-se pela retomada do referencial teórico-conceitual de Trabalho, como princípio educativo, matriz do campo da Educação Profissional e Tecnológica, numa perspectiva emancipatória, bem como pelo referencial freiriano de Educação de Jovens e Adultos, mediada pelo diálogo e pela construção coletiva de conhecimento. Por fim, a escolha deste caminho reflexivo quer destacar que a Educação Integrada, na efetivação do PROEJA em Goiás, é ao mesmo tempo conceito, experiência histórica e intencionalidade que se faz e se refaz e que faz e refaz os processos educativos empreendidos pela sociedade.

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Biografia do Autor

Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, mestre em educação pela FE/UFG e doutoranda em educação pela FE/UFG, coordenadora pelo IFGoiás da Pesquisa Proeja/Capes/Setec.
E-mail: mdrcastro16@gmail.com

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás

Maria Margarida Machado é professora adjunta da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Goiás, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Estado e Políticas Educacionais, doutora em educação pela PUC/SP e coordenadora pela UFG da Pesquisa Proeja/Capes/Setec.
E-mail: mmm2404@gmail.com

Jacqueline Maria Barbosa Vitorette, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Jacqueline Maria Barbosa Vitorette é professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, doutoranda em educação pela FE/UFG, coordenadora pelo IFGoiás do Proeja.

E-mail: jmbv@cefetgo.br

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

de Castro, M. D. R., Machado, M. M., & Vitorette, J. M. B. (2010). Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Educação &Amp; Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11026

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional

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