AGENDA DA MÍDIA, DOS POLÍTICOS E DO PÚBLICO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010

Autores/as

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Camila Quesada Tavares Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.22256

Palabras clave:

Convergência, Jornais Impressos, HGPE, Opinião Pública, Agendamento.

Resumen

O paper tem por objetivo identificar os temas presentes nas agendas política, midiática e do público, observando se há relação entre o que é discutido em cada uma dessas esferas. A convergência de temas tem como ponto de partida a transferência de assuntos da agenda da mídia para a agenda do público (MCCOMBS, 2009), que posteriormente, a partir da centralidade que possuem, podem vir a ocupar espaço na agenda da elite política. Para observar como se dá esse processo analisam-se as notícias de dois jornais impressos brasileiros de abrangência nacional e o conteúdo do HGPE dos principais candidatos à presidência, no período de julho a outubro de 2010 – utilizando-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo – comparando-os com resultados de pesquisas de opinião pública.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), professor ad-junto do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Para-ná (UFPR) e do Departamento de Comunicação/jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: ecervi7@gmail.com.

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mes-tranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do grupo de Pesquisa em Comunicação política da UFPR/UEPG e bolsista REUNI. E-mail: mimassuchin@hotmail.com.

Camila Quesada Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mes-tranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas também pela UEPG. Bolsista CAPES. E-mail: camila.tavares8@gmail.com

Publicado

2012-05-04

Cómo citar

Cervi, E. U., Massuchin, M. G., & Tavares, C. Q. (2012). AGENDA DA MÍDIA, DOS POLÍTICOS E DO PÚBLICO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010. Revista Debates, 6(1), 237. https://doi.org/10.22456/1982-5269.22256

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.