Sucesso e ambientes institucionais favoráveis a projetos de democracia digital: uma análise a partir do Gabinete Digital (Rio Grande do Sul)

Autores

  • Vinicius Wu Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio.
  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-5176-173X

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.110307

Palavras-chave:

e-participação, democracia digital, participação política, inovação democrática

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o ambiente institucional e a capacidade de interferência sobre o processo decisório governamental do Gabinete Digital – experiência de democracia digital desenvolvida no estado do Rio Grande do Sul entre 2011 e 2014 – de modo a contribuir com o debate a respeito da avaliação de iniciativas de democracia digital no Brasil. Para tanto, optou - se por uma abordagem sistêmica ao objeto, ao mesmo tempo em que foram analisados alguns dos aspectos que caracterizaram a instituição participativa em questão. A mobilização institucional, a transversalidade de temas e a adesão do corpo de servidores são destacadas a fim de se avaliar até que ponto a experiência obteve êxito em movimentar o aparato estatal para assegurar efetividade aos processos de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Wu, Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio.

Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Desde 2006 atua nas áreas de Gestão e Administração Pública, tendo desempenhado as funções de Chefe de Gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Assessor Especial do Ministro da Justiça, Conselheiro Nacional de Juventude da Presidência da República e Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Exerceu o cargo de Secretário-Geral de Governo do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pela Sistemática de Monitoramento Estratégico dos principais projetos do governo do estado, bem como dos convênios firmados entre o estado do RS e a União Federal. Foi idealizador e Coordenador Geral do Gabinete Digital do RS. Atualmente, é secretário da Educação de Niterói.

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Já atuou como consultor do Banco Mundial, Bertelsmann Foundation (Alemanha), Adam Smith International (Reino Unido) e já foi assessor de pesquisas do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Labhacker (Câmara dos Deputados) e W3C Brasil e Centro de Estudos sobre Tecnologias Web. Bolsista PQ2.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Wu, V., & Sampaio, R. C. (2021). Sucesso e ambientes institucionais favoráveis a projetos de democracia digital: uma análise a partir do Gabinete Digital (Rio Grande do Sul). Revista Debates, 15(1), 191–222. https://doi.org/10.22456/1982-5269.110307