PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E OS POTENCIAIS DEMOCRÁTICOS DA INTERNET

Autores

  • Rafael Cardoso Sampaio Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.12430

Palavras-chave:

Internet, Comunicação Social, Participação Política, Deliberação Pública, Esfera Pública.

Resumo

Este artigo almeja fazer uma breve revisão da literatura sobre internet e política. Primeiramente, apresentamos o discurso triunfalista que previa que as ferramentas digitais poderiam solucionar os mais diversos déficits da democracia. Depois, apresentamos a literatura apocalíptica que tentou provar que a rede não só não oferecia os ganhos defendidos pelos otimistas, mas também poderia acarretar em outros males para a sociedade. Finalmente, proporcionamos a linha – a nosso ver – ponderada que busca enxergar a internet não como meio, mas como ferramenta que pode ser utilizada em determinadas situações para avançar valores democráticos. Admitimos, entretanto, que sua presença altera os processos políticos pelas diversas novas possibilidades que esse instrumento acarreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É especialista em Comunicação e Política pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. É membro dos grupos de pesquisa, “Comunicação, Internet e Democracia”, coordenado pelo Dr. Wilson Gomes e do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Cultura e Comunicações, coordenado pelo Dr. Othon Jambeiro.

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Sampaio, R. C. (2010). PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E OS POTENCIAIS DEMOCRÁTICOS DA INTERNET. Revista Debates, 4(1), 29. https://doi.org/10.22456/1982-5269.12430

Edição

Seção

Dossiê