Comportamento parlamentar e financiamento de campanha: o caso do rompimento da barragem em Mariana

Autores

  • Roberta Carnelos Resende Doutora em Ciência Política (UFRGS), Pós-Doutoranda em Ciências Sociais (Unisinos), e Pesquisadora da Rede de Pesquisa ComRIOComMAR. https://orcid.org/0000-0001-6369-6672
  • Bruno Marques Marques Schaefer Mestre em Ciência Política (UFRGS) e Doutorando em Ciência Política (UFRGS).
  • Sara de Sousa Fernandes Epitácio Professora Adjunta de Ciência Política (Unipampa) e Pós-Doutoranda em Políticas Públicas (UFRGS).
  • Tiago Alexandre Leme Barbosa Mestre em Ciência Política (UFPR) e Doutorando em Ciência Política (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.105301

Palavras-chave:

Comportamento Legislativo, Desastre de Mariana, Samarco, Retribuições de Campanha.

Resumo

O artigo centra-se nos efeitos que a ocorrência de desastres socioambientais exerce sobre a ação política dos parlamentares. Nosso objetivo é analisar o comportamento parlamentar em um momento crítico, qual seja, o desastre da barragem de Fundão, operada pela Samarco/Vale/BHP. Busca-se, especificamente, responder a duas questões: o que os deputados federais propuseram acerca do desastre, e se tais iniciativas se relacionam às doações de campanha. Para tanto, analisamos as propostas legislativas apresentadas pelos deputados federais, entre 05 novembro de 2015, data de ocorrência do desastre, e 31 de dezembro de 2018. Constatamos que a maioria dos deputados com alto nível de financiamento da Samarco se abstiveram de apresentar proposições acerca do desastre. Os parlamentares com atuação contrária à empresa são oriundos principalmente dos estados atingidos pelo desastre (Minas Gerais e Espírito Santo), o que sinaliza para atuação no sentido de prestação de contas a seus eleitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Carnelos Resende, Doutora em Ciência Política (UFRGS), Pós-Doutoranda em Ciências Sociais (Unisinos), e Pesquisadora da Rede de Pesquisa ComRIOComMAR.

Professora em estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PNPD/Capes). Doutora em Ciência Política (UFRGS), com estágio doutoral no Brazil Institute - King's College London, Mestre em Sociologia (UFPR) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFPR).

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Resende, R. C., Marques Schaefer, B. M., Epitácio, S. de S. F., & Barbosa, T. A. L. (2020). Comportamento parlamentar e financiamento de campanha: o caso do rompimento da barragem em Mariana. Revista Debates, 14(3), 23–42. https://doi.org/10.22456/1982-5269.105301